Durante os dias de folia, a alimentação passa despercebida para muitos foliões que além de passarem horas sem se alimentar ainda abusam das bebidas alcoólicas
Para aliviar o mal estar dos últimos dias de festa, a nutricionista Josiane Terenciani dos Santos, de Dracena, dá dicas de alimentos que oferecem bem-estar e contribuirão com o desinchaço para aqueles que ‘enfiaram o pé na jaca’ durante a folia de Carnaval.
De acordo com Terenciani, após curtir os quatro dias de folia, para diminuir o estrago causado pelo Carnaval nada melhor do que se alimentar bem, reidratar e ter o descanso merecido. Para isso, é necessário começar pela hidratação do corpo ingerindo bastante líquido, seja água mineral, água de coco ou sucos naturais. Esses líquidos, em especial a água de coco, aceleram o processo de desintoxicação e repõem os minerais perdidos durante a transpiração.
As refeições leves podem ser realizadas de três em três horas para tentar manter adequado o metabolismo que se descontrolou, optando sempre por refeições a base de carnes magras, leites e derivados desnatados e muitas frutas, verduras e legumes.
A nutricionista ainda ressalta a importância de incluir alimentos integrais (pães, massas, arroz, farelo de aveia), no cardápio, uma vez que, eles contêm boas quantidades de vitaminas do complexo B e fibras que junto com as verduras e frutas auxiliarão no processo de desintoxicação do organismo e no bom funcionamento intestinal, geralmente irregular após tantos exageros.
“Cenoura, acerola, frutas cítricas, vegetais folhosos verdes escuros (couve, brócolis, espinafre), gema de ovo, castanhas, alho, leites fermentados e iogurtes em geral, melhoram o sistema imunológico e mantém o bem estar do organismo”, enfatizou Terenciani.
Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado. O potássio encontrado em algumas frutas como banana, melão, pêssego e frutas secas é essencial para aqueles que abusaram de bebidas alcoólicas neste Carnaval.
É necessário evitar alimentos e preparações ricas em gordura saturada para não sobrecarregar o fígado, já que ele estará responsável por metabolizar todas as toxinas que foram ingeridas provenientes do álcool. Doces e alimentos gordurosos também são importantes para evitar dores de cabeça e enxaquecas, assim como frituras e chocolate.
Já para aqueles que não viam a hora de retornar à academia, a profissional explica que  
Os exercícios devem ser realizados com a mesma frequência de antes, mas de maneira mais moderada. “Deve-se respeitar a queda do organismo, e a partir de uma semana, voltar com a mesma intensidade”, conta.
MEDICAMENTOS – De acordo com o farmacêutico, Danilo do Val Lapenta, houve um aumento de 20% nas vendas de antiácidos e remédios para o fígado e dores de cabeça nos dias de folia. Engov, Epocler, Eno e Gastrol são um dos medicamentos mais procurados pelos foliões durante o Carnaval. Jovens e Adultos do sexo masculino são os que mais procuram pelos medicamentos para aliviar os sintomas no período de ressaca.
Para Lapenta, o número de foliões neste ano caiu e a procura por esses remédios foi bem menor se comparada com a temporada de festas de fim de ano.

 

Receita de Suco Detox
Ingredientes:
½ maçã
½ pepino
2 cubos de gelo de água de coco
3 folhas de hortelã
 
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Neste suco, a presença de dois ingredientes bastante diuréticos, como o pepino e a água de coco, fazem uma ótima combinação que, aliada à hortelã, ajuda na digestão. Para finalizar, a maçã é considerada uma das frutas mais benéficas que se tem conhecimento, com compostos antioxidantes e fibras, que oportunizam saciedade na medida certa.