Centenas de católicos participaram da Missa de Cinzas na noite de quarta-feira, 18, na Igreja Nossa Senhora Aparecida. O primeiro dia da Quaresma marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” é lema “Eu vim para servir” (Mc, 10,45). O objetivo é chamar atenção da sociedade para a importância de criar um mundo mais solidário e que as pessoas ajudem os mais necessitados.
A missa foi celebrada pelos freis Airton Carlos Grigoleto e Cláudio Moraes e destacou o início do tempo de conversão e ajuda ao próximo. A cerimônia consiste em fazer a imposição de cinzas, em forma de cruz, na testa dos fiéis. O ato é sinal de penitência. Ao impor as cinzas, o celebrante expressa “convertei-vos e crede no Evangelho”.
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de renovação interior a partir da ação comunitária, que para os católicos é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa.
VIA SACRA – Hoje, 20, haverá via sacra após a missa das 19h30, na igreja Nossa Senhora Aparecida. E todas as sextas-feiras haverá procissão saindo do cruzeiro em direção a paróquia, às 6h, com missa em seguida. Os livros da Campanha da Fraternidade podem ser adquiridos nas secretarias paroquiais pelo valor de R$ 2 cada.