Todos os anos, o Instituto Tiradentes, realiza pesquisa em todos os estados brasileiros, com o intuito de destacar os políticos mais atuantes de cada município. Na cidade de Nova Guataporanga, segundo pesquisa de opinião pública, via consultas telefônicas aos munícipes, entre os dias 5 a 28 de janeiro deste ano, a população apontou que os melhores vereadores avaliados foram Manoel Prates de Mattos, Valdeci Inácio e Odair Augusto Coelho.
Para esta pesquisa foi utilizado o exclusivo sistema SENTIO, sujo software foi criado para garantir segurança com relação às pesquisas de opinião realizadas em diversos municípios para identificar, por amostragem, a aceitação pública dos vereadores da cidade.
A homenagem acontecerá nos dias 5 e 6 de março, no auditório do Hotel Century Paulista, em São Paulista, onde os vereadores receberão a “Medalha Alferes Tiradentes”, pela idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.
Os três vereadores guataporanguenses estão inclusos no rol dos homenageados com a láurea que será entregue na sessão solene ao final do 86º seminário brasileiro de prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários, e assessores municipais.
Durante o evento serão abordados temas relevantes para o Legislativo Municipal como: O papel do Ministério Público e responsabilidade dos gestores; Aspectos polêmicos do Legislativo: subsídio dos vereadores e de membros da mesa diretora; 13° salário e verba indenizatória; A nova contabilidade pública – o que os prefeitos, vereadores, secretários e assessores precisam saber?; O processo legislativo no âmbito municipal e sua importância no contexto constitucional brasileiro, entre outros temas, com a presença de importantes palestrantes.
O Instituto Tiradentes promove e apoia iniciativas de ação comunitária que remetem ao ideário de justiça social defendido por Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Reconhecendo o trabalho e a lisura de personalidades políticas, o Instituto contribui para a valorização da cidadania e o aperfeiçoamento da gestão pública segundo os princípios da inovação, da ética e da integridade administrativa.