O município de Nova Guataporanga recebeu nesta semana um triturador de galhos, com capacidade de 450 kg/h, produtividade média de 12 a 14 m3/h, com motor elétrico e calha de saída de cavaco, com esteira cambiável para formação dos montes e carregamento fabricado pela Empresa Construlix – Construção, Indústria, Comércio e Serviços Ltda., de Adamantina.
O equipamento tem finalidade de auxiliar o setor de meio ambiente do município, e foi adquirido com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição-Fecop/Cetesb, que levou em consideração a pontuação no ranking Estadual do Programa Município Verde/Azul.
Lançado em 2007, o Programa Município Verde/Azul, é um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade, que visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica que, ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).
A participação do município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-Fecop, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A pontuação de Nova Guataporanga em 2013, ficou em 66 lugar com 81,0 pontos, e, em 2014, em 59 lugar, com 86,18 pontos.
O novo triturador de galhos será instalado junto ao barracão em execução na Chácara Municipal saída para o bairro Barreirinho.