O Fórum Fotovoltaico de Dracena, com o tema: “Usinas Fotovoltaica – Energia Solar” está programado para a próxima terça-feira, 24, às 8h, no Celebritá Eventos. O evento, que abordará a instalação de quatro usinas solares no município, reunirá palestrantes com experiência e conhecimento no segmento de energia, como o professor doutor Carlos Alberto Canesin, titular da Unesp de Ilha Solteira, que irá enfocar o tema “Energia Elétrica no Brasil e o Potencial Solar – Fotovoltaico”.
Canesin recebeu o diploma de engenheiro eletricista pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira em 1984, e os títulos de mestre e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina – Instituto de Eletrônica de Potência-, Florianópolis (SC), em 1990 e 1996, respectivamente. Iniciou sua carreira acadêmica e de pesquisador na Unesp de Ilha Solteira em 1985.
Fundou o Laboratório de Eletrônica de Potência (LEP) da Unesp- Ilha Solteira, onde encontra-se instalado o único laboratório completo do país para o desenvolvimento de ensaios e pesquisas em sistemas e inversores de até 30kW para a área de geração de energia fotovoltaica (solar).
Canesin é bolsista pesquisador CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tendo sido editor-chefe da Revista Brasileira Eletrônica de Potência, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep) e membro do Conselho de Política Energética do Estado de São Paulo – (Cepe).
Atualmente, é editor associado da revista internacional Qualis A1 IEEE Transactions on Power Electronics, membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira Eletrônica de Potência e membro permanente do Conselho Deliberativo da Sobraep. Coordena um grande conjunto de projetos de pesquisas com recursos da Aneel e com recursos dos seguimentos industriais eletroeletrônicos.
O Fórum Fotovoltaico é promovido em parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Habitação, Câmara Municipal, Prodes e a Solatio Energia e irá atrair autoridades, políticos, empresários e investidores de todo o país para Dracena.