Na noite de segunda-feira, 23, foi realizada no Teatro Municipal Zanoni Ferrite, em Tupi Paulista, reunião que marcou a reativação dos trabalhos de duas associações culturais tupienses: a Associação dos Amigos da Cultura e a Sociedade Parceira dos Amigos da Cultura.
 A Associação dos Amigos da Cultura foi criada em 1998 e seu estatuto prevê a eleição de nova diretoria a cada dois anos. O mesmo vale para a Sociedade Parceira dos Amigos da Cultura, criada em 2007.
Após convocação por edital publicada na imprensa local, duas chapas foram apresentadas, uma encabeçada por Maria Helena de Azevedo Ferreira (Associação dos Amigos da Cultura) e a outra encabeçada por Alessandra Roda de Almeida (Sociedade Parceira dos Amigos da Cultura). Ambas as chapas foram eleitas por aclamação.
De acordo com Maria Helena de Azevedo Ferreira, o objetivo da reativação dessas organizações é a possibilidade de conseguir recursos para o desenvolvimento de projetos culturais no município. Já Alessandra Roda de Almeida declarou que com a constituição dessas associações será possível pleitear recursos para a Expotupi, festivais musicais, aniversário da cidade e outros eventos culturais.