Com a segunda maior superlotação em presídios da região da Nova Alta Paulista, a Penitenciária de Junqueirópolis está com as visitas de parentes de presos suspensas temporariamente.

A suspensão foi confirmada ontem, 5,  através de nota da assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária ( SAP), encaminhada ao JR.

Segundo a nota, a entrada de visitantes não está ocorrendo em virtude dos sistemas de fechamentos de algumas celas terem sido danificados na tentativa de fuga, seguida de rebelião do dia 29 do mês passado, quando dois agentes foram feitos reféns pelos presos, mas depois acabaram sendo liberados.

“A Penitenciária de Junqueirópolis já está providenciando o conserto e a suspensão tem como objetivo garantir a segurança dos visitantes e dos internos”, acrescenta a nota.

De acordo com a SAP, os detentos que participaram da tentativa de fuga foram transferidos e será solicitado as remoções deles para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

A tentativa de fuga está sendo apurada, de acordo com a SAP, a fim de que a devida punição seja aplicada aos responsáveis.

Até o ultimo dia 2, segunda-feira, a Penitenciária de Junqueirópolis que tem capacidade para abrigar uma população de 873 presos estava com 1.913 sendo a segunda maior superlotação na região. A primeira é a Penitenciária de Flórida Paulista que tem capacidade para 844 presos, mas está com 1.923.

Irapuru está com a terceira superlotação da região da Nova Alta Paulista, já que a capacidade é de 844, mas abriga 1.890 presos, seguida de Pracinha que tem 1.867, depois Dracena que tem capacidade para 844 mas está com 1.833 detentos,.

Pacaembu tem a mesma capacidade de Dracena, mas está com a população de 1.788 e Tupi Paulista ao invés de ter 844 presos que é a capacidade limite, têm 1.521 presos recolhidos, Osvaldo Cruz tem 1.693 com capacidade para 844.

O CDP de Caiuá onde ficam os presos da região que aguardam julgamento tem a capacidade para 844, mas registra 1.289 detentos.  

A única Penitenciária na região que não tem superlotação é a de Lucélia que tem capacidade para 1.440 presos, mas está com 1.283. Os dados estão divulgados no site da SAP.