Os programas sociais que integram a rede de proteção e assistência social necessitam de constante atualização de dados. O alerta é da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Adamantina, Briana Veiga.
De acordo com Briana, a atualização cadastral é de extrema importância, mesmo que não tenha havido qualquer mudança nas informações sobre os beneficiários dos programas. “O descumprimento dos deveres pode levar ao bloqueio e até ao cancelamento do benefício”, destaca a secretária.
Briana evidencia que a atualização cadastral contribui para que a gestão de Adamantina identifique problemas que necessitam de um acompanhamento mais próximo da área de assistência social, saúde e educação.
Entre os programas sociais está o Bolsa Família, que tem acompanhamento de três importantes critérios e que devem ser atualizados: Educação, Saúde e o Cadastro. “A família que atualmente é beneficiária do Bolsa Família obrigatoriamente precisa manter todas as informações devidamente atualizadas”.
A secretária alerta que as famílias com crianças e adolescentes que possuem de 6 a 17 anos em fase de mudança de estabelecimento de ensino, devem comunicar ao órgão responsável pelo Cadastro Único. “Caso não seja atualizado o Cadastro, a criança ou adolescente não poderá ser localizada corretamente o que ocasionará o devido bloqueio de beneficio”.
Na área de saúde, famílias com gestantes e crianças tem o devido acompanhamento no posto de saúde mais próximo de sua residência, onde é feita a pesagem e atualização de outros dados, sendo que a pesagem é feita duas vezes ao ano na Sala da Criança.
Já o cadastro contém dados importantes para a avaliação do benefício e, por isso é necessário que haja a devida atualização. “As famílias que mudaram de município, obrigatoriamente devem procurar o órgão responsável do programa do atual município para fazer a transferência de endereço. Os dados que devem sempre estar atualizados são o endereço, os componentes da família, o estabelecimento de ensino e a renda mensal. A família que não atualizar seu cadastro poderá ter o benefício cancelado automaticamente”, alerta.
SERVIÇO – O órgão responsável para o Cadastro Único – Bolsa Família – na cidade de Adamantina está localizado no Centro de Referencia da Assistência Social (Cras), na rua Joaquim Nabuco, 402, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 7h às 16h e o telefone para informações é o (18) 3522-1067.