Em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica está fazendo campanhas de prevenções e controle a escorpiões no município de Santa Mercedes.
Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. O acidente com pessoas geralmente ocorre com o contato com o animal na mão ou no pé. O escorpião pode esconder-se próximos às residências, terrenos abandonados com entulhos, em materiais de construção, embaixo de pedras, mato, lixo, lenha, tijolos, telhas, entre outros locais.
O coordenador de Vigilância Sanitária, Clauber Branco e a secretária municipal de Saúde, Silvana Miranda trabalham planos de ações de prevenção e controle a escorpiões, além de visitas e bloqueios intensificados nas residências através de Agentes Sanitários e Equipe de Saúde da Família (ESF). A população está sendo orientada através de campanhas e entrega de panfletos.
Clauber ressalta que nas residências é comum encontrar os escorpiões em saídas de esgoto, ralos e caixa de gordura. “O animal procura locais escuros e se alimenta principalmente de baratas. Por isso a importância de se combater o aparecimento delas (baratas), que são atrativos dos escorpiões”, diz.
A Vigilância e Secretaria Municipal de Saúde informam à população alguns atos básicos para a prevenção de acidentes: verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los; limpe cuidadosamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura; mantenha camas e berços afastados, no mínimo 10 centímetros da parede; evite que lençóis toquem o chão; feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijos para os escorpiões; use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques; o acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou o pé no escorpião.
Clauber avisa que inseticidas e outros produtos não são eficazes contra escorpiões e podem gerar mais riscos de acidentes.
Para evitar à presença de escorpiões a orientação é não deixar acumular lixo ou entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências; evitar a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como resto de obras, materiais de construção e terraplanagem; mude periodicamente de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização desse trabalho; elimine fonte de alimentos para escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados); evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões entre outros animais, e coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros tipos de insetos.