O secretário municipal de Administração, Ricardo Silva, esteve ontem, 21, no JR, e esclareceu diversos temas da gestão atual, questionados pela população e ressaltou que a cidade vive um momento de aceleração no desenvolvimento, o que é positivo, mas também aumenta a responsabilidade da Prefeitura na prestação de serviços públicos essenciais à população, como coleta de lixo, limpeza de praças e bueiros, entre outros.
“A cidade cresceu, novos bairros foram formados, mas a quantidade de funcionários se manteve, não acompanhou esse desenvolvimento, e isso acarreta defasagens de servidores em determinados setores”, informou.
É o que ocorre, por exemplo, conforme o secretário, na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela limpeza de bocas de lobo, praças públicas, manutenção de escolas, coleta de lixo, incluindo a seletiva que é supervisionada pelo órgão.
“A Secretaria tem um cronograma de obras diárias, mas a equipe é pequena, comparada ao tamanho da cidade, mesmo assim, vem realizando um eficiente trabalho na manutenção de praças, coletas de lixo e os demais serviços”, explica.
Silva ressalta que a Prefeitura está fazendo um replanejamento e irá repor servidores nesse primeiro quadrimestre do ano, como coletores e ajudantes de serviços gerais (braçais), além de motorista para a Secretaria da Agricultura que vão melhorar a prestação de serviços nessa área.
Para o preenchimento dos cargos, será realizado concurso público nos próximos dias 1º e 15 de março e de acordo com o secretário, além da Secretaria de Obras, serão contratados novos funcionários na área da Saúde, com vagas para médicos de clínico geral e especialistas nas áreas de ortopedia, pediatria, oftalmologia e cardiologia, auxiliar de enfermagem, operador de raio-x, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social, essas últimas três, para o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).
“Também há vagas para monitores de transporte escolar e cuidadores de crianças com necessidades especiais, na Secretaria da Educação e na de Obras, serão contratados novos ajudantes de serviços gerais e operadores de máquinas”, acrescenta Silva.
Porém, o secretário acrescenta que as contratações da Prefeitura seguem os critérios legais. Entre eles, a folha de pagamento dos servidores não pode ultrapassar 51,5% do total do orçamento municipal. “Dentro do planejamento, a Prefeitura vai fazer contratações para melhorar o serviço para os moradores”, diz.
Atualmente a Prefeitura possui 1.570 servidores, só na Educação são 400 funcionários, incluindo os professores e na Saúde, passam de 300. A folha de pagamentos totaliza R$ 3,5 milhões por mês (mais de R$ 40 milhões ao ano). “Além dos 25% para Educação e 15% para a Saúde que são investimentos obrigatórios no orçamento, o restante dos recursos, temos que equilibrar”, enfatiza.
BOCAS DE LOBO – Uma medida que o prefeito José Antônio Pedretti, está tomando junto com o presidente da Emdaep, Bonfilho Antonio, de acordo com o secretário, é firmar uma parceria para a Emdaep realizar a limpeza das bocas de lobo na cidade.
“São aproximadamente 15 mil bocas de lobo que a Secretaria da Agricultura realiza a limpeza semanal, essa parceria será importante porque os funcionários que hoje realizam a limpeza poderão fazer outros serviços da Secretaria”, informa.
“A colaboração da população nesse segmento também é importante, pedimos para recolher as folhas e as colocarem em um saco plástico para a coleta que é realizada uma vez por semana. Hoje, a Prefeitura só tem um caminhão para a coleta de galhos e folhas, o prefeito está estudando a viabilidade de comprar mais um caminhão e formar mais uma equipe para esse serviço”, complementa o secretário.
PROJEÇÕES – Ricardo Silva informa que projeções da Prefeitura constatam que Dracena irá avançar na geração de emprego e renda, com a instalação das usinas solares e empresas que irão agregar o investimento e também a construção de casas populares, investimentos que irão fomentar o comércio local.
“O prefeito Pedretti também está otimista com a recontagem populacional de Dracena, com novos loteamentos e empreendimentos na cidade para que aumentem os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e nos últimos dois anos, o município recebeu investimentos em todos os setores”, conclui o secretário.