A Escola Senai ‘Mario Amato’ anunciou na manhã do último dia 19, a implantação do primeiro laboratório voltado à realização de experimentos usando produtos fabricados pela indústria cerâmica.
A unidade instalada na sede da Incoesp (Cooperativa das Indústrias do Oeste Paulista) atenderá empresas do polo regional e de outras regiões do interior do Estado. Este é o quarto laboratório implantado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no interior paulista. Outros laboratórios estão instalados em Itu, Tatuí e Porto Ferreira.
Toda a estrutura física, funcionários, equipamentos e manutenção do laboratório são custeados pelo próprio Senai. A cooperativa entrou na parceira doando espaço físico para construção do prédio numa área anexa ao prédio da sede da Incoesp.
Segundo o diretor da Escola Senai ‘Mario Amato’, Claudemir Facco de Oliveira, a princípio, o serviço do analista de laboratório colocado à disposição dos empresários do setor é realizar visitas a cerâmicas para mapear as necessidades dessas empresas.
Embora esteja pendente a chegada de três equipamentos, no laboratório já é possível fazer ensaios de compressão de bloco, flexão de telha, absorção de água em blocos e telhas, análise dimensional em blocos e telhas, e alguns ensaios em argila.
A realização desses ensaios, treinamentos e consultorias têm um custo de operação não revelado pelo Senai.
De acordo com Oliveira, a parceria celebrada com a Incoesp deverá ser renovada a cada dois anos dependendo dos resultados.
“Se os resultados estiverem bons para as duas partes. E as metas estiverem sendo atingidas, esse processo então é renovado a cada dois anos com novas metas”, afirmou confiante.