Faltando poucas horas para terminar o verão, a estação mais quente do ano, surpreendeu a todos nos últimos três meses devido o alto acumulo de água, o maior dos últimos quatro anos, em Dracena, segundo dados coletados pelo Jornal Regional através da estação climatológica do campus experimental da Unesp. Lembrando que a Unesp está localizada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros SP-294.
O verão deste ano foi o que mais registrou índice de chuvas, com acumulado de 757,2 mm, desde o verão de 2011, com 405 mm. O número somente foi superado em 2010, com uma pequena diferença, quando choveu durante a estação 778,4 mm. Com isso, foi possível observar a melhora nas pastagens e colheita de diversas culturas.
Neste ano, o verão surpreendeu. Desde janeiro, a estação climatológica da Unesp registra alto volume de chuva. A maior delas ocorreu no dia 29 de janeiro, com 73,2 mm, seguida de fevereiro com 53 mm (dia 15); março, 59,8 mm (dia 6), e dezembro com 24 mm, no dia 29.
Esses dados são bastante importantes, levando em consideração que em grande parte do País ocorre racionamento de água, apesar de alguns reservatórios de água na Capital Paulista ter voltado a subir nas últimas semanas, após diversos dias de chuva.
A temperatura também esteve alta neste verão excedendo a casa dos 40°C alguns dias. Janeiro foi o mês mais quente durante o verão que registrou média máxima de 27,8°C.
Especialistas explicam que neste fim de semana, o primeiro do outono, muitas áreas da região Sudeste vão sentir o impacto da chegada de uma frente fria que traz uma massa de ar polar. O choque térmico entre o ar quente que está sobre o Sudeste e o ar polar da frente fria vai colaborar para ocorrência de temporais no próximo fim de semana.
O ar polar da frente fria começa entrar no Sudeste durante o domingo, 22. A nebulosidade, a chuva e o vento frio vão causar uma queda brusca da temperatura sobre São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-oeste e no Sul de Minas Gerais. Como o ar está bastante abafado e quente, o impacto será grande, mas não se deve pensar em temperaturas muito baixas.
Muita gente está torcendo pelo fim do calor, mas a atmosfera não esfria de uma hora para outra. A diminuição do calor ocorrerá de forma gradual e com sucessivas massas polares. O efeito desta massa polar sobre o Sudeste será rápido.
A temperatura máxima superará a casa dos 30°C, ainda até o próximo domingo, 22.
OUTONO – O outono inicia-se às 19h45 de hoje, 20. Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno. Verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul.