Excepcionalmente neste sábado, 28, e domingo, 29, o Banco de Sangue de Dracena estará aberto das 8h às 11h, recebendo doações de sangue, porque o estoque encontra-se extremamente reduzido. Tanto a população local quanto regional poderá aproveitar a oportunidade para fazer as doações no período da manhã. Uma oportunidade principalmente para aqueles que trabalham no comércio poderem doar.
Segundo informações do Banco de Sangue, o estoque de bolsas está crítico, com apenas 44 bolsas até a manhã de ontem, 24, sendo oito bolsas A+; AB+ (quatro); AB- (duas); O- (uma); O+ (29) e B+ (quatro bolsas).
A queda no número de doações é atribuída a diversos fatores, entre eles, ao fato de que centenas de pessoas contraíram o vírus da dengue.
Com uma média mensal de 200 a 250 doadores, o Banco de Sangue necessita diariamente de todos os tipos sanguíneos, entre eles, o O negativo, por ser universal, todos os pacientes podem receber este tipo de sangue.
PARA SER UM DOADOR – Basta ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa e bebida alcoólica nas doze horas que antecedem a doação) e tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. É necessário levar um documento com foto. 
QUEM NÃO PODE DOAR – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. 
SERVIÇO – Interessados podem procurar o Banco de Sangue, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, na rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. Telefone (18) 3821-8466, ramal 2025. Excepcionalmente neste final de semana, das 8h às 11h.