No início de agosto do ano passado, a Prefeitura de Adamantina lançou o aplicativo Cidadão Online. A ferramenta, integrada aos canais de comunicação usuais mantidos pela administração municipal com o objetivo de responder aos questionamentos e críticas dos cidadãos, já tem obtido resultados expressivos.
Nos sete meses de funcionamento, o primeiro ainda em fase de testes, a nova plataforma recebeu 125 solicitações e atendeu 88% das demandas. “Algumas solicitações ainda continuam em execução, o que amplia o percentual de eficiência”, revela um dos operadores do programa, o chefe de serviços gerais, Alcio Roberto Ikeda Júnior.
De acordo com levantamento fornecido pela empresa 4R Sistemas, desenvolvedora do App, das 125 solicitações cadastradas, 92 foram concluídas, sendo 46 executadas e outras 46 respondidas/justificadas. Das 33 solicitações ainda não conclusas, 5 permanecem em execução pelas secretarias envolvidas, outras 10 (mais recentes) foram encaminhadas aos setores responsáveis para adoção das medidas cabíveis e outras 18 foram canceladas por repetição ou por se tratarem de “trotes”.
“As secretarias incluídas no aplicativo dão grande atenção para solucionar os problemas apontados, mas quando não é possível realizar o serviço, o cidadão recebe uma justificativa e uma resposta, o que significa transparência e comunicação”, esclarece Alcio.
Na avaliação dos usuários, o aplicativo também tem alcançado excelentes resultados. Em levantamento fornecido pelo programa, o nível de satisfação geral dos usuários, que tem como critério notas de 1 a 5, obteve nota 4.
As solicitações com maior número de reclamações são relacionadas à Iluminação Pública, com 88% dos casos atendidos pela equipe e outros 12% ainda em andamento.
“Opiniões e sugestões são encaminhadas para os devidos departamentos, onde são acolhidas e na medida do possível atendidas. Um exemplo disso foi uma sugestão encaminhada para o Departamento de Trânsito onde o solicitante sugeriu a transformação da rua Antônio Goulart Marmo em rua de sentido de mão única, que foi estudada pelo Departamento e atendida ainda no ano de 2014”.
Alcio cita ainda a possibilidade de encaminhar sugestões, reclamações, denúncias e solicitações de informação ao setor de Protocolo, na rua Osvaldo Cruz, 252, ou pelos telefones das secretarias e setores competentes. “Com o aplicativo temos como identificar as reclamações e adotar as medidas para solucionar os problemas. É uma forma correta dos cidadãos cobrarem melhorias”, reforça.
CIDADÃO ONLINE – Desenvolvido pela 4R Sistemas em conjunto com GeneXus e a consultoria técnica da Heurys, o aplicativo busca ajudar os cidadãos e as prefeituras a resolver questões que afligem grande parte da população e, muitas vezes, são desconhecidas do Poder Público.
Através do Cidadão Online o munícipe pode informar os problemas da cidade à prefeitura: ruas com buracos, semáforo quebrado, vazamentos, entulho, focos de dengue, esses são alguns exemplos dos problemas diários, que estão presentes na maioria das cidades e podem ser comunicados.
Para ter acesso ao Cidadão Online, o munícipe pode acessar o site http://cidadaoonline.sistemas4r.com.br/cidadaonline.html ou instalar/baixar o App no celular, na Apple Store e no Google Play. Uma vez instalado deve se cadastrar e pode relatar os problemas à prefeitura que, por sua vez, toma as devidas providências.
O serviço pode ser utilizado 24 horas. Quando o munícipe faz a ocorrência, a reclamação é enviada para o setor responsável e um protocolo é gerado.
O Cidadão Online é gratuito e todas as informações enviadas pelo munícipe são monitoradas através do Google Maps e são organizadas por tipo de serviço, sendo a execução de cada solicitação estabelecida com prazos pré-determinados. O cidadão pode ainda acompanhar suas solicitações através da página da plataforma, pelo e-mail e pelo aplicativo.
Além de Adamantina, outras cinco cidades do interior de São Paulo já aderiram o Cidadão Online: Andradina, Borborema, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito e Porto Feliz.