Na terça-feira, 10, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tupi Paulista se reuniram na sede da Casa da Agricultura para tratar diversos assuntos de interesse do agricultor tupiense.
A nutricionista Eliara Faustina de Souza, do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da Secretaria de Saúde e a professora Lourdes Grassi, coordenadora ambiental de Tupi Paulista, convidaram os produtores rurais a novamente participarem da mostra de alimentos saudáveis que acontecerá no final do mês de maio.
Também foi debatida a questão da mudança de endereço da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do município. O secretário Luis Figueira esclareceu dúvidas que ainda pairam sobre esse tema e disse que: “a mudança é um grande passo que a atual administração dá na direção dos interesses e do desenvolvimento do agricultor tupiense”. Ainda segundo Figueira, no novo local as três vertentes agricultura, abastecimento e meio ambiente terão seus espaços para promoção do desenvolvimento mais efetivo no município.
Outro tema em destaque foi o andamento da reestruturação da estrada do bairro Santa Amélia, que está bem adiantado apesar das últimas chuvas. Luis Figueira declarou que o prefeito Osvaldo Benetti lhe incumbiu da responsabilidade para conservação das estradas vicinais de Tupi Paulista, e que neste momento de muitas chuvas tem se dedicado a atender as ocorrências mais urgentes num prazo não maior que três dias.
Segundo Figueira, as máquinas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) serão utilizadas também na época de estiagem para execução do Plano de Manutenção de Vicinais de Tupi Paulista, fazendo manutenção preventiva e corretiva de forma contínua, com acompanhamento pessoal do secretário e de um engenheiro agrônomo, assim como, estabelecendo parcerias com as usinas canavieiras no sentido de treinar os operadores.
Por fim, o secretário elogiou e agradeceu a Cati e o EDA, que disponibilizam o espaço para funcionamento da Secretaria de Agricultura. “Aquelas salas brevemente deverão ser ocupadas por funcionários do EDA – Escritório da Defesa Agropecuária, para emissão de GTA’s (Guias de Trânsito Animal), o que facilitará em muito a vida dos agricultores”, pontuou Luis Figueira.
Além de vários produtores rurais, estiveram presentes o diretor técnico da Cati Dracena, engenheiro Luiz Alberto Pelozo e o diretor do EDA (Escritório Regional Agrícola), Leonardo da Cruz Oliveira.