Foi lançado oficialmente na manhã de ontem, 3, em cerimônia solene, o curso de Medicina das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP) há menos de uma semana.
O evento reuniu centenas de pessoas no auditório Miguel Reale, dentre elas autoridades locais e regionais, políticos, funcionários da instituição, estudantes, entre outros participantes.
A mesa solene foi composta pelo diretor geral da FAI, Marcio Cardim; vice-diretor, Wendel Cleber Soares; prefeito Ivo Santos; deputado Mauro Bragato; professor Cesar Marinho; diretora acadêmica Fulvia Veronez; professora Marisa Cardim; prefeito de Panorama, Luis Carlos Henrique da Cunha, que representou na ocasião, o presidente da Amnap, Hélio Furini; prefeito de Paulicéia Waldemar Siqueira (Mazinho), e a presidente da Câmara de Adamantina, Maria de Lourdes Santos Gil.
Cardim começou sua fala agradecendo a todos os envolvidos na conquista do curso e lembrou momentos importantes no andamento do projeto que teve início em 2011.
Na ocasião, o diretor geral anunciou que o professor Cesar Marinho será o coordenador do novo curso que disponibilizará 100 vagas.
O cronograma do edital do vestibular foi anunciado em primeira mão: no dia 2 de abril ocorrerá a publicação do edital; do dia 22 de abril a 3 de junho, o período de inscrição; no dia 27 de junho a aplicação das provas objetiva e redação; 17 de julho a divulgação dos resultados e no dia 3 de agosto, início das aulas. As provas serão aplicadas pela Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). O valor da mensalidade ainda não foi informado.
“É importante salientar que os investimentos realizados para o curso de Medicina com certeza irão também impulsionar os demais cursos na área da saúde. Temos convicção de que o curso irá impulsionar o desenvolvimento regional, melhorando a qualidade na prestação de serviço na área da saúde, aquecendo o comércio, setor imobiliário e proporcionando avanço cultural e intelectual da região. O curso irá fixar profissionais médicos na região, melhorando a maneira do atendimento a população e possibilitando a resolutividade e a efetividade da assistência em saúde. O curso de Medicina não é só da FAI é uma conquista para Nova Alta Paulista”, disse o diretor em seu discurso.
Para os estágios ao longo do curso, a FAI firmou convênio com os municípios de Tupã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Salmourão, Sagres, Pracinha, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu e Mirandópolis. “Outros municípios serão elencados no projeto em um futuro próximo”, revelou Cardim.
“Temos reais condições de ser a melhor instituição a ofertar o curso de Medicina a nível do País”, acredita.
Ao final, o padre Rui Rodrigues da Silva da Paróquia Santo Antônio e o pastor Gedais Alves da Silda, da igreja Assembleia de Deus proferiram mensagens religiosas e fizeram orações junto ao público presente.
NOVOS PROJETOS – O diretor aproveitou a ocasião para lembrar projetos envolvendo o curso de Medicina que já se encontra em andamento.
Um dos projetos é o de transformar a FAI em Centro Universitário. Segundo Cardim, o projeto tramita no CEE-SP. Uma novidade revelada pelo diretor na manhã de ontem é a construção de um restaurante universitário na FAI cuja planta está em desenvolvimento. A climatização de todas as salas de aula é outro projeto da direção e a previsão é que se concretize ainda em 2015. Outros projetos são a oferta de nova modalidade de ensino a distância, o Centro de Simulação Realística prevista para 2016, para aportar curso de Medicina e o desenvolvimento do projeto FAI Cidadã em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).