Dirigentes culturais de sete municípios da região estiveram reunidos na manhã de quarta-feira, 25, em Adamantina para discutir sobre a elaboração do Sistema Estadual de Cultura.
A reunião foi conduzida por Celso Aguiar, agente cultural de Presidente Prudente, eleito representante da região Oeste do Estado na Comissão de Sistematização e Redação do Plano Estadual de Cultura do Estado de São Paulo. O encontro teve como principal objetivo falar dos encaminhamentos para a construção da política cultural do Estado, o que influenciará na gestão cultural dos municípios.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Adamantina, Natália Bachi Borro, o Sistema Nacional de Cultura, realidade desde 2005, se mostra como uma nova política de Cultura, que se assemelha ao Sistema Nacional de Educação, Sistema Único de Saúde e outros. Dentre as mudanças previstas está a criação dos Sistemas Estaduais e Municipais, proporcionando diretrizes para as políticas públicas de Cultura e dentre outros aspectos, fixa o mínimo orçamentário a ser destinado para a área.
“Atualmente o estado de São Paulo investe apenas 0,4% de seu orçamento em Cultura, e depois da aprovação do Sistema, o investimento obrigatório passaria a ser de 1,5%, cerca de três vezes mais”, destaca.
Um modelo do Plano Estadual de Cultura já foi encaminhado à Assembleia Legislativa e já começará a ser discutido nos próximos dias. “Este é também um período de ajustamento para os municípios, que devem implantar seus sistemas”, acrescenta a secretária.
Participaram da reunião diretores de Cultura de Pacaembu, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Santo Anastácio, Irapuru, Adamantina e Presidente Prudente.