A vacina para a imunização do vírus do papiloma humano (HPV) para meninas entre nove a 11 anos de idade estará disponível a partir de hoje, 10, no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (postão). No ano passado, a vacina foi ofertada para meninas com idade entre 11 e 13 anos, mas neste ano, o Ministério da Saúde resolveu ampliar a faixa etária.
Segundo a auxiliar de enfermagem da sala de vacinação, Nádia Juarez Barbeli, a novidade neste ano é a vacinação para jovens de até 26 anos que são portadoras do HIV.
Até sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública não soube informar se ocorrerá o ‘Dia D’ de vacinação, assim como a quantidade de meninas a ser vacinada e o término da imunização no município.
A meta regional da população feminina entre nove e 11 anos da região de Presidente Prudente corresponde a 7,6 mil meninas.
A segunda dose da vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira dose. Já a terceira dose, que funciona como um reforço deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose. Após atingir as três doses, a vacina atinge 98,8% de eficácia contra o colo do útero.
A vacina contra o HPV é uma precaução do câncer de colo do útero, com eficácia de 98,8% contra a doença. A faixa etária foi escolhida porque nela a produção de anticorpos contra o câncer tem maior eficácia.
DOENÇA – O HPV é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.
SERVIÇO – A vacina será ofertada de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, somente na sala de vacinação do postão situado à na rua Espírito Santo n.º 135. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (18) 3822-3151.