A Prefeitura de Dracena informa que os boletins com o número de casos de dengue estão sendo enviados semanalmente haja vista que os servidores municipais estão concentrando os esforços na força-tarefa/mutirão que está sendo realizado no município visando o combate da doença.
Na última semana, foram contabilizados 97 casos. A Secretaria de Saúde estava aguardando outros resultados que chegaram nos últimos dias, e com isso, o número total de casos confirmados na cidade é de 843. Deste número, a grande maioria dos pacientes já não apresenta mais a doença.
É importante informar que todos os casos tanto da rede municipal como da rede particular de Saúde devem ser obrigatoriamente comunicados ao serviço de Vigilância Epidemiológica para adoção de medidas necessárias ao combate da doença.
Seguem abaixo algumas ações da Prefeitura de Dracena no combate à dengue: O Município de Dracena sempre promoveu ações preventivas de combate ao mosquito “aedes aegypti”, intensificando tais ações conforme houve, infelizmente, o avanço da doença, que tem afetado inúmeras cidades do Brasil.
A Vigilância Epidemiológica sempre seguiu as orientações do Ministério da Saúde e desenvolve há anos os trabalhos rotineiros de prevenção à dengue, como ações voltadas à conscientização da população e visitas às residências realizadas durante todo o ano, inclusive os “mutirões de limpeza”, que em todos os bairros são realizados tradicionalmente quatro vezes por ano.
O primeiro mutirão deste ano de 2015 foi promovido em janeiro, bloqueios e nebulização foram intensificados nas regiões onde há pessoas infectadas (bloqueio consiste em visitar todas as casas em torno da residência do paciente infectado), aplicação de veneno, além de forças-tarefas e disponibilização de caçambas para recolhimento dos entulhos que poderiam servir como criadouros do mosquito.
Para melhorar os serviços já prestados rotineiramente, a Administração contratou 20 novos agentes de controle de vetores; houve a aquisição de dois atomizadores costais (máquina individual de nebulização).
A Sucen, em parceria com a Municipalidade, intensificou a nebulização na cidade bem como em regiões onde há concentração maior de casos.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza a aplicação de larvicida em nascentes de água e também adquiriu sementes da planta crotalária para entrega gratuita à população.
Também foram distribuídos panfletos (em mercados, supermercados, igrejas, clubes de serviço, entre outros) e via internet (redes sociais e site) com informações sobre como ajudar no combate à dengue, sintomas, tratamento, enfim tudo buscando prevenir a proliferação dos mosquitos ou dirimir o avanço dos casos, além de frases em painéis eletrônicos localizados na Praça Arthur Pagnozzi e avenida Washington Luiz.
Nas escolas de ensino fundamental e Emeis foram distribuídos folhetos informativos aos pais, por meio dos alunos.
Foi montada peça teatral lúdica por professores, funcionários, alunos e integrantes da vigilância epidemiológica, a qual vem sendo apresentada em diversas escolas levando a mensagem de combate à dengue. Palestras e vídeos educativos também foram apresentados aos alunos.
Os agentes estão afixando avisos nos imóveis fechados para que, no prazo de 24 horas, os moradores compareçam à Vigilância Epidemiológica. Foram disponibilizados dois números de telefone para que o atendimento seja ininterrupto. Das 7h às 17h, o telefone é o 3822-2621 e das 17h até as 7h o telefone é o (18) 997876931.
Está sendo realizado mutirão emergencial “Dracena contra a Dengue” em todos os bairros da cidade com a coleta de materiais que podem acumular água.
A Prefeitura com todas as Secretarias Municipais e voluntários está se mobilizando para a realização de uma força-tarefa nos próximos dias.