No final da madrugada de ontem, 26, durante solenidade, o Tiro de Guerra de Dracena recebeu pela primeira vez em sua história a visita de três generais do Exército.
Esteve presente o general comandante do Sudeste com sede na capital paulista, João Camilo Pires de Campos que estava acompanhado dos generais Cláudio Coscia Moura, que comanda a 2ª região Militar, e o general de Brigada Riyuzo Ikeda que chefia o Estado Maior do Sudeste.
Eles foram recepcionados pelo subtenente Luciano Moura de Oliveira, comandante-chefe do TG de Dracena; pelo tenente João Batista de Lima, delegado do serviço militar de Dracena; prefeito José Antonio Pedretti, que é o diretor do TG; vice-prefeita Célia Brandani; Francisco Rossi, presidente da Câmara e demais autoridades.
O subtenente Luciano Moura, entre outras palavras, disse num breve discurso que os jovens que passam pelo TG se espelham no comandante e esperam um futuro melhor para o País.
Disse, ainda, que o poder público municipal tem ajudado em muito a unidade local e agradeceu os generais pelas presenças. O prefeito José Antonio Pedretti também discursou e afirmou que a data ficará marcada na história de Dracena. Ele se sentiu orgulhoso, já que pela primeira vez recebeu as visitas dos três generais. Pedretti entregou ao general Campos o decreto 6.556 que declarou os generais como hóspedes oficiais no município. “Quero dizer da nossa alegria em tê-los senhores generais aqui presentes em Dracena e essa data ficará na história, já que nunca aconteceu isso”, falou o prefeito.
Dos três ilustres visitantes o único que falou as autoridades e aos atiradores presentes foi o general Campos.
Ele fez um discurso motivador aos atiradores destacando que é possível um jovem nascer aqui nas barrancas do rio Paraná e dedicando a sua profissão chegar ao topo dela, mais precisamente em um cargo no alto comando do Exército Brasileiro. Lembrou que o filho de um agricultor pode tornar-se o general de Exército e comandar São Paulo como é o caso dele, que é oriundo de familiares que residiram no passado aqui na região.
Campos citou como exemplo a trajetória do dracenense João Juarez que hoje é um dos 16 generais do Brasil, atualmente no alto comando do Exército. “É muita emoção e muita alegria a este velho soldado estar aqui neste Tiro de Guerra que está muito bem instalado, muito bem cuidado e é muito importante a nossa comunidade, pois é uma escola de civismo e de cidadania”, ressaltou o general.
Como comandante Militar do Sudeste, o general Campos deu nota dez para as instalações do Tiro de Guerra de Dracena pelo elevado grau de ordem unida que conseguiram mostrar na solenidade, tendo em vista que tiveram somente três semanas de instrução. “Isso mostra a qualidade do jovem de Dracena e a boa vontade que tiveram em se prepararem e estarem neste nível para receber o comando militar do sudeste, por isso parabéns Dracena”, concluiu o general Campos.
Antes de visitar Dracena, general Campos inaugurou a nova sede do Tiro de Guerra de Andradina, e ainda visitaria Presidente Venceslau e Presidente Prudente, onde a família residiu, Adamantina e terminaria a agenda de visitas em Bastos.
A solenidade de visita dos generais foi encerrada com o desfile da tropa aos presentes.