Com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e a epidemia da doença que já contabiliza mais de 600 casos em Dracena, a população procura meios para manter o inseto longe de suas casas e de sua família. Além dos tradicionais repelentes, as pessoas tentam evitar a dengue com velas e incensos.
De acordo com o proprietário da Casa das Velas Santa Fé, Luiz Carlos Suci, desde o início do ano, a venda de velas de citronela cresceu cerca de 30%.
O empresário informou que o produto sempre foi muito procurado por aqueles que enfrentam problemas com pernilongos e outros insetos em casa, mas com o período de epidemia, a procura pelo produto cresceu significativamente, tanto no varejo quanto no atacado, por ser uma alternativa mais saudável que inseticidas e repelentes químicos.
Além das velas, os incensos de citronela também possuem ação repelente. Esses produtos eram adquiridos somente por pessoas ligadas ao esoterismo, mas atualmente muitos estão comprando para manter o Aedes longe de casa.
A base de parafina e essência 100% de citronela, as velas exalam pouco odor, e não matam os mosquitos, mas afastam todos os insetos que estiveram no ambiente por que eles não suportam o aroma exalado pela substância. O produto não costuma fazer mal à saúde, ao contrário, a fragrância é até agradável para os seres humanos.
A citronela é uma planta que possui mais de 80 componentes, entre eles, o aldeído citronelal e o geraniol, responsáveis por seu cheiro característico. Esses princípios ativos funcionam em conjunto para afastar os mosquitos.
As velas de citronela podem ser encontradas nos supermercados ou na Casa de Velas Santa Fé, localizada na rua Venezuela n.º 101, Jardim das Nações.