A Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde de Santa Mercedes realizaram recentemente capacitação com foco na área de alimentos, voltada a cozinheiras e funcionárias da área de limpeza da cozinha da Prefeitura local. O coordenador da Vigilância Sanitária, Clauber Branco, abriu a palestra abordando a portaria CVS 5, no que diz respeito as boas práticas de manipulação de alimentos.
Em seguida, a nutricionista Elaine Lopes deu seguimento à palestra falando sobre higiene e segurança dos funcionários, ressaltando que eles não podem exercer suas atividades quando acometidos de doenças contagiosas transmissíveis. Após, discorreu sobre a importância dos exames médicos e laboratoriais anuais para informações sobre a saúde do trabalhador.
Segundo Elaine, no que diz respeito aos manipuladores de alimentos, fica proibido fumar, falar, tossir, espirrar, experimentar tempero na boca, enxugar mãos em avental e panos, fazer serviço de limpeza e manipular alimentos, além de outros atos que possam contaminar os alimentos.
A nutricionista frisou a importância dos IPIs para prevenção de acidentes e do uso correto de uniformes, tais como: proteção no cabelo (boné, rede, touca e lenço), guarda pó ou avental de cor clara, mãos sem ferimentos, sem anéis, relógios, pulseiras, unhas curtas, limpas e sem esmalte.
Clauber Branco salientou que esses procedimentos básicos se estendem também ao comércio (restaurantes, lanchonetes e ambulantes) que manipulam alimentos. A orientação é que caso algum consumidor encontre irregularidade pode denunciar a Vigilância Sanitária.
A capacitação foi desenvolvida com apoio da chefe do RH, Tânia Lucena e do prefeito Rodrigo Teodoro.