Com a intenção de melhorar a segurança do trabalhador, a Prefeitura de Santa Mercedes convocou no último dia 6, todos os funcionários para capacitação. Em virtude disso, as repartições públicas foram fechadas para que todos os servidores participassem.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Clauber Branco, a atividade faz parte do Plano de Ações de Vigilância Sanitária (Pavisa 2015), que trabalha em especial a saúde e segurança de todos os participantes.
A palestra teve início com a fisioterapeuta Vanessa Marinho que abordou aos participantes o tema ergonomia e ginástica laboral. Segundo ela, o principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras do desempenhar, visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, o aumento de produtividade.
Vanessa pontuou que as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. “Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador”, avaliou a profissional.
A fisioterapeuta finalizou explicando a importância da ginástica laboral e aplicou alongamentos com a participação de todos os funcionários presentes.
Em seguida, o engenheiro ambiental com pós-graduação em Segurança do Trabalho, Ricardo Pacinini, discorreu aos funcionários detalhes da segurança no trabalho, saúde do trabalhador, uso correto do EPIs e sua importância, além dos riscos ocasionados no trabalho.
O foco da orientação foi os eletricistas, pedreiros, pintores, maquinistas, motoristas, garis, coletores de lixo, faxineiras e encanadores.
As palestras foram desenvolvidas devido a parcerias com o Setor de Saúde, Setor de RH, Secretaria de Educação, Setor de Assistência Social e Usina Caeté, com apoio do prefeito Rodrigo Theodoro.