O prefeito de Adamantina, Ivo Santos, e o deputado estadual Mauro Bragato participaram na quinta-feira, 5, na Capital Paulista, de audiência com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga.
Os representantes do município apresentaram projeto técnico e planilha orçamentária para a substituição da tubulação do Parque dos Pioneiros, com problemas identificados a partir do dia 13 de janeiro de 2013. “Estamos atuando de forma insistente. Não temos recursos disponíveis e, por isso, estamos buscando essa verba nos governos Estadual ou Federal”, destacou o prefeito Ivo Santos, que retornou nesta sexta-feira.
“Resolver este problema é uma de nossas prioridades, ao lado da habitação, que estamos avançando muito, da saúde, que tivemos melhorias e de creches, que estamos prestes a inaugurar unidades”, completou.
Ivo agradeceu o empenho do deputado estadual Mauro Bragato, que tem agendado audiências, feito contatos e está buscando auxiliar a administração a resolver este problema, que afeta a toda comunidade. “O Bragato é um grande amigo de Adamantina”, salientou.
BUSCA DE RECURSOS – Além da audiência na Capital Paulista, Ivo Santos confirmou que no próximo dia 18 tem audiência agendada com o secretário chefe da Casa Civil, Edson Aparecido.
Na quarta-feira, 4, Ivo Santos manteve audiência em Brasília (DF), no Ministério das Cidades, para apresentar os estudos técnicos e reforçar a solicitação de recursos. O prefeito foi acompanhado pelo deputado federal Nelson Marquezelli.
Segundo Ivo Santos, a estimativa inicial, que indicava orçamento de R$ 6,5 milhões para solucionar o problema, já passa de R$ 7,7 milhões, atualmente. O projeto prevê a substituição dos tubos metálicos por aduelas de concreto nos cerca de 500 metros de extensão do parque.
Sem capacidade de investimentos para viabilizar obras de recuperação e reurbanização no Parque dos Pioneiros, solicitações de recursos foram entregues ao governador Geraldo Alckmin, protocoladas Defesa Civil e na Casa Civil de São Paulo. 
Solicitação de recursos também foi cadastrada no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) – Protocolo nº 016215/2014, em 01/03/2014 -, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – Protocolo nº 029123/2013-58, em 27/11/2013 – e o projeto de melhoria e solicitação de liberação de recursos também foi apresentado no Ministério das Cidades.