O prefeito de Adamantina, Ivo Santos, encaminhou ofício ao diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), professor doutor Márcio Cardin, solicitando consulta à Congregação da Autarquia Municipal sobre a possibilidade de doação, ao Centro Paula Souza, de 3,2 hectares do campus II para a construção definitiva da Faculdade de Tecnologia (Fatec), que ficará a cargo do Estado.
Além de possuir infraestrutura para receber o prédio definitivo, a área não exigiria mudanças no projeto da Fatec, o que reduziria o tempo de início das obras. Outro ponto positivo da escolha da área, segundo Ivo Santos é que, com a construção da nova unidade educacional, aquela região seria transformada em um centro universitário e facilitaria a implantação de ações de trânsito, bolsões de ônibus e outras ações logísticas.
O prefeito lamentou os atrasos no processo de implantação da unidade, acarretados por erros no processo de concessão da primeira área e, posteriormente, no processo de doação da segunda área apresentada pela atual administração, o que acabou não se confirmando. “Caso a congregação aprove essa nossa solicitação, teremos segurança da instalação e maior agilidade nesse processo. Já conversamos com o Márcio e ele também entende a importância da instalação da Fatec naquela área do campus II”, destacou o prefeito.
Ivo Santos lembra ainda que a construção da unidade da Fatec favorecerá a FAI no processo de implantação de novas estruturas, já que isso facilitará toda a estrutura do local e possibilitará a construção de novos blocos e até mesmo de um hospital universitário, entre a avenida Francisco Bellusci e a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.“ Temos uma oportunidade para o futuro da instituição”.
De acordo com o prefeito, a área recebeu parecer positivo das arquitetas Thais Regeane Kitzinger e Laila Furlan, da Divisão de Projetos do Centro Paula Souza, que visitaram o local. “Estamos aguardando apenas as definições para não perdermos mais tempo com a doação da área e possibilitar o início das obras”, informou.
INÍCIO PROVISÓRIO – As adequações do prédio indicado pela administração para abrigar provisoriamente os cursos técnicos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) serão iniciadas no próximo mês, segundo informações da Secretaria de Planejamento e Serviços.
A minuta do contrato de aluguel do imóvel do Colégio Madre Clélia foi aprovado pelo Centro Paula Souza e assinado pela Administração Municipal e pelas representantes do Colégio, no último dia 13.
A aprovação da minuta, etapa essencial para o início das atividades da Fatec, é resultado de reunião decisiva entre o Ivo Santos e a direção do Centro Paula Souza, no dia 26 de fevereiro. A audiência, organizada pelo deputado estadual Mauro Bragato, contou com a participação do superintendente Técnico, dr. José Carlos Gomes de Oliveira, da assessora técnica da Superintendência, Rosangela Helena de Lima, do gestor da área de parcerias e convênios, André Falchi Bueno, da diretora da Divisão de Projetos, arquiteta Bruna Fernanda Ferreira, e do secretário de Planejamento e Serviços de Adamantina, Rogério Buchala.