A Secretaria de Saúde através da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) está notificando todos os casos positivos de dengue que deram entrada nas unidades de saúde e PAMM (Pronto Atendimento Médico Municipal). Os casos cujos exames foram feitos em laboratórios particulares também são encaminhados para a Vigilância Epidemiológica, sendo igualmente realizada a notificação.
De acordo com Lienai Nunes Nascimento, chefe do serviço de Informação, Educação e Comunicação da Emvicen, as medidas de prevenção estão sendo tomadas, mas “é preciso que todo morador fique atento aos sinais e sintomas da dengue”. “Além disso, o morador tem que ser responsável pelo seu imóvel e seu quintal, para juntos acabarmos com os possíveis criadouros de dengue em nossa cidade, não deixando água parada e eliminando tudo que possa vir a procriar dengue em sua casa”, pontuou Lienai.
A equipe municipal está realizando a nebulização mediante os casos confirmados de dengue no município, bem como o trabalho no entorno da casa onde resida a pessoa que tenha contraído a doença.
Qualquer pessoa que apresentar dois ou mais sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para verificar se contraiu a dengue.