Na última semana, dezenas de moradores do Jardim Brasil promoveram reunião no bairro com apoio da Associação de Moradores e participação de vereadores, para organizar ações pacíficas para sensibilizar o poder público a viabilizar a construção da Fatec (Faculdade de Tecnologia) no bairro, que foi a primeira área indicada ao Centro Paula Souza.
O terreno está localizado na avenida Antônio Tiveron e foi indicado pelo prefeito Kiko Michelloni em 2011 para abrigar a Fatec. Com aproximadamente 12.000m², o imóvel fica próximo ao Terminal Rodoviário, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Santa Casa e centro da cidade.
Com a mudança de prefeito, em 2013, a atual administração municipal anunciou outro terreno para abrigar a faculdade, localizado às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, área de propriedade do empresário Urias Bellusci. Na época, os moradores fizeram um abaixo assinado com mais de três mil assinaturas, mas não houve sucesso. No início desse ano a doação do terreno particular ao Estado foi retirada pelo proprietário e agora a Prefeitura busca um novo local para instalação da unidade.
Recentemente a Prefeitura apresentou três áreas para o Centro Paula Souza: a primeira fica no prolongamento da avenida Rio Branco; a segunda entre a SP-294 e avenida Francisco Bellusci, em terreno da FAI e a terceira no Jardim Brasil.
O responsável pelo movimento, José Lima, popularmente conhecido como Jô Lima, explica que a Fatec no Jardim Brasil é o desejo dos moradores do bairro e adjacentes. “Criou-se uma expectativa muito grande quando anunciaram que a Fatec seria construída no bairro e nós consideramos justo que agora que a Prefeitura busca um novo local, seja escolhido o Jardim Brasil”, afirmou.
Na manhã de sexta, 27, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou por meio de texto distribuído a imprensa, que busca implantar a Fatec em uma área que pertence a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas). “O prefeito de Adamantina, Ivo Santos, encaminhou ofício ao diretor geral da FAI, professor doutor Márcio Cardin, solicitando consulta à Congregação da Autarquia Municipal sobre a possibilidade de doação, ao Centro Paula Souza, de 3,2 hectares do Campus II para a construção definitiva da Faculdade de Tecnologia (FATEC), que ficará a cargo do Estado”, informou.
Segundo o texto, o prefeito acredita que “Caso a congregação aprove essa nossa solicitação, teremos segurança da instalação e maior agilidade nesse processo. Já conversamos com o Márcio e ele também entende a importância da instalação da FATEC naquela área do Campus II”.
Os moradores do Jardim Brasil informaram ter conhecimento do interesse da Prefeitura no terreno pertencente a FAI, no entanto, acreditam que isso “atrapalharia a instituição na ampliação física, isto é, construção de novos laboratórios do curso de Medicina”, opinou Jô Lima.
“Nossa reivindicação é pacifica e tem como único objetivo chamar atenção do poder público para o nosso bairro que sonha com essa conquista. Não pretendemos ir as ruas por enquanto, vamos fazer tudo com muita cautela”, esclarece.
A prefeitura informou que as áreas indicadas receberam pareceres positivos das arquitetas Thais Regeane Kitzinger e Laila Furlan, da Divisão de Projetos do Centro Paula Souza, que visitaram o local. “Estamos aguardando apenas as definições para não perdermos mais tempo com a doação da área e possibilitar o início das obras”, finalizou.