Nem mesmo o forte sol nas primeiras horas da manhã dessa terça-feira, 3, desmotivou as dezenas de pessoas na fila para se inscreverem no sorteio das 85 casas populares do Governo do Estado em construção, que pela previsão da Administração Municipal deverá ser entregue em junho deste ano. O evento ocorreu no espaço do Centro Comunitário de Santa Mercedes.
De acordo com o analista administrativo da CDHU, Alexandre dos Reis Brito, pessoas que vão participar do sorteio passaram por uma triagem para observar se elas atendem os critérios solicitados que são o tempo de moradia no município e renda de um a dez salários mínimos.
A equipe de trabalho observou inclusive se a pessoa interessada já possui financiamento habitacional. Ocasião em que, se existir tal benefício, é automaticamente desclassificado.
Superada esta fase, o cidadão tem seus dados pessoais transmitidos no sistema cadastral e recebe uma senha, que o credenciará no sorteio a ser definido ainda.
Depois disso, as famílias sorteadas são convocadas para fazer a habilitação. Ou seja, cada família deve apresentar todos os documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição. Se forem habilitadas, elas estarão prontas para assinarem o contrato de financiamento.
A inscrição não é garantia de casa própria, por que a demanda por moradias vai além das casas construídas.
O parcelamento da moradia é de 25 anos. A parcela pode variar de 15% a 30% dependo da renda familiar.