O município de Dracena vai receber da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), um kit biblioteca, composto por 30 cadernos de educação ambiental. A iniciativa é do Programa Município Verde/Azul e da coordenadoria de Educação Ambiental da SMA, com o objetivo de valorizar as questões referentes ao meio ambiente.
Segundo a coordenadora do Programa Município Verde/Azul da Sema, Juliana de Avellar, os kits devem fazer parte do acervo das bibliotecas e centros de educação ambiental dos municípios. “Os cadernos são uma ferramenta importante, pois seu conteúdo pode ser útil na busca de melhores resultados no trato das variáveis ambientais”.
De acordo com a coordenadora, as obras enfocam resíduos sólidos e consumo sustentável, entre outros temas, com uma linguagem simples, que facilita a compreensão do leitor.
A interlocutora do Programa Município Verde/Azul em Dracena, a bióloga Arielen Casagrande, informa que o kit permanecerá na biblioteca municipal, no espaço dedicado à educação ambiental. “Vai enriquecer o acervo e será direcionado para atividades dos alunos”, informa.
Segundo a bióloga, a Prefeitura recebeu o comunicado da Secretaria Estadual, disponibilizando o kit para o município e o prefeito José Antônio Pedretti, determinou que o material fosse retirado nos próximos dias, na Coordenadoria de Educação Ambiental, em São Paulo.
Arielen ressalta que o material pedagógico vai ser importante para o trabalho ambiental do Programa Município Verde/Azul deste ano. Ela explica que apesar da resolução do Programa Município Verde/Azul desse ano ainda não ter sido divulgada pela Sema, o material pedagógico do kit, assim como a Programação do Dia da Água (comemorado neste domingo, 22), já fazem parte das atividades do Programa que será desenvolvido pelo município neste ano. Os kits biblioteca estão disponíveis para todas as Prefeituras do Estado de São Paulo.