Os protestos contra a corrupção marcados para o próximo domingo, 15, em todo o País, será realizado em Dracena a partir das 16h, com concentração na Praça Arthur Pagnozzi e em seguida será realizada passeata nas principais ruas e avenidas da cidade.
“Será um protesto pacífico, com cartazes, faixas, apitos e panelaço”, informa um dos coordenadores da manifestação, o personal trainer, Max Rodrigo Araújo. Ele ressalta que na microrregião, o protesto está programado somente em Dracena, o que deve reunir participantes das cidades de Panorama a Irapuru.
Araújo explica que será solicitado apoio da Polícia Militar e a previsão é de participarem cerca de 2 mil pessoas, a maioria jovens. “Em 2013, quando também foi realizada passeata cobrando mudanças na política, compareceram mais de mil pessoas e nesse ano, com a mobilização (via internet) que está havendo, as adesões devem ser maiores”, prevê.
Para garantir a segurança dos participantes, será solicitado apoio da Polícia Militar.
Araújo ressalta que os organizadores do protesto não são filiados a nenhum partido. “Somos apartidários, nossa intenção é cobrar das autoridades políticas, medidas que precisam ser tomadas no País”, prossegue.
A manifestação, segundo o organizador, assim como ocorre em todo o Brasil, é contra as medidas que a presidente Dilma Rousseff tomou logo após tomar posse para o segundo mandato, em 1º de janeiro.
Incluem, de acordo com Max Araújo, a indefinição do programa Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fies), prejudicando alunos que estão ingressando nas faculdades, reajustes nos preços da gasolina e energia elétrica, interferência nos direitos dos trabalhadores (seguro-desemprego), entre outros temas.
“Enfim, são muitas coisas que a presidente Dilma garantiu em campanha que não faria no segundo mandato e em menos de seis meses no cargo ela voltou atrás naquilo que havia prometido”, aponta.
Amanhã, 14, segundo Araújo, a partir das 10h, na Praça Arthur Pagnozzi, parte dos jovens que irão participar da manifestação de domingo, estarão de rostos pintados nos cruzamentos, com faixas anunciando o protesto de domingo e nas paradas dos semáforos, irão pedir aos motoristas que são contra a corrupção no País, acionarem as buzinas de seus veículos.