A quaresma é o período mais importante para a Igreja Católica, sendo o tempo litúrgico de conversão, que a igreja marca para preparar a grande festa da Páscoa. A data se inicia na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de ramos, exatos 40 dias. O período representa os 40 dias que Jesus ficou no deserto. Após o domingo de ramos é iniciada a semana santa.
O tempo é um período de modificação de rever as atitudes. Rever os pecados e fazer penitência. O período também é propício para a confissão, onde os católicos buscam se confessar ao menos uma vez por ano.
Todas as paróquias da região realizam desde o dia 27 de fevereiro a tradicional confissão geral, onde é reunido mais de um padre para ouvir as confissões dos fiéis.
Hoje, 17, é a vez da Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Pacaembu. Amanhã, 18, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Dracena. As confissões retornam no dia 24 (terça-feira) na Paróquia São Francisco de Assis, também em Dracena; dia 25 (quarta-feira), na Paróquia Santo Antonio, em Junqueirópolis; dia 26 (quinta-feira) na Paróquia São Pedro, em Paulicéia; também no dia 26 as confissões ocorrerão na Paróquia São João Batista, em São João do Pau D’ Alho, e para encerrar, no dia 27 (sexta-feira), na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Tupi Paulista.
Em todas as cidades a celebração penitencial começa a partir das 19h30, com confissões individuais a partir das 20h.