Prefeitos e representantes de 38 municípios participaram na manhã de ontem, 25, da posse aos novos membros do Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP), que aconteceu em Adamantina no ATC (Adamantina Tênis Clube).
Esta foi a 29ª Reunião Ordinária do Comitê que reúne ao todo 87 membros, sendo 30 prefeitos, além de representantes do Estado e sociedade civil organizada. São 14 titulares e 14 suplentes para cada segmento. A nova composição vigora durante os anos de 2015 e 2016.
O Comitê criou um estatuto e uma lei que estabelece competências e a organização do órgão.
O CBH-AP foi criado em 1991 e é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos com atuação nas bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe definido pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos.
Conforme seu estatuto, uma das competências do órgão é promover estudos, divulgação e debates sobre os programas prioritários de serviços e obras a serem realizados no interesse da coletividade.
Durante a reunião desta quarta-feira, os membros discursaram questões importantes relacionadas ao meio ambiente. O engenheiro ambiental e pesquisador do IPT, Samuel Barsaneli ministrou palestra sobre erosão em áreas urbanas. Na oportunidade, os presentes fizeram questionamentos e sugestões que enriqueceram o debate. A secretária executiva adjunta do comitê, Suraia Moraeli também falou com os presentes.
A mesa diretora para o próximo biênio foi reeleita e portanto será composta por: presidente, José Alcides Faneco (prefeito de Garça); vice-presidente, Luís Sérgio de Oliveira (ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos); secretário Executivo, Denis Emanuel de Araujo (DAEE); secretário executivo adjunto, Suraya Modaelli (DAEE) e representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, presidido pelo prefeito de Marília, Vinícius de Almeida Camarinha.
O evento reuniu ainda, representantes de entidades, associações, empresas privadas e autoridades em geral.