Dracena continua o cerco ao mosquito transmissor da dengue com nebulizações, mutirões, campanhas de orientação por meio de panfletos e nas escolas, vistoria nas residências e terrenos baldios, recolhimento de pneus entre outras ações. “A dengue é um problema de saúde pública que tem afetado o estado de São Paulo. A união entre a Prefeitura e a população é fundamental para acabar com o mosquito transmissor da dengue”, reafirmou o prefeito Pedretti.
ESTADO DE EMERGÊNCIA – Dracena decretou estado de emergência no combate à dengue pelo qual ficam a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente/Defesa Civil autorizadas a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura, bem como da Emdaep e da Empresa Municipal de Saúde a solicitar a cessão de pessoal e equipamentos dos demais entes federativos.
AÇÕES – É importante lembrar que o risco de dengue aumenta nos dias de altas temperaturas e chuvas fortes, pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos. Portanto, para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor “Aedes Aegypti”, ou seja, ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água.
QUINTAIS – Manter os quintais limpos, sem lixo, entulho, folhas secas e restos de materiais de construção.
PNEUS – Quanto aos pneus velhos, o descarte pode ser feito no Ecoponto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no recinto da Fapidra, todas as sextas-feiras, das 7h às 17h. Há um acordo com as borracharias da cidade para encaminhar os pneus inutilizados ao Ecoponto na Fapidra.
MUTIRÃO – Tradicionalmente, a Prefeitura de Dracena por meio da Vigilância Epidemiológica realiza “mutirões de limpeza” em todos os bairros da cidade quatro vezes por ano.
O primeiro mutirão deste ano de 2015 foi promovido em janeiro, além de forças-tarefas e disponibilização de caçambas para recolhimento dos entulhos que poderiam servir como criadouros do mosquito.
Na primeira semana de março deste ano foi realizado mutirão emergencial “Dracena contra a Dengue” em todos os bairros da cidade com a coleta de materiais que podem acumular água.
CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL – A Administração Municipal contratou 20 novos agentes de controle de vetores para atuar no combate à doença. Também houve a aquisição de dois atomizadores costais (máquina individual de nebulização). A Sucen, em parceria com a municipalidade, intensificou a nebulização na cidade bem como em regiões onde há concentração maior de casos.
REDE MUNICIPAL DE ENSINO: A Secretaria Municipal de Educação de Dracena em parceria com a Vigilância Epidemiológica promoveu o “Projeto de Combate à Dengue nas escolas municipais” do dia 23 de fevereiro ao dia 13 de março.
O objetivo foi transmitir todo o conhecimento em relação à dengue, como o que é, como prevenir e quais os sintomas da doença às crianças para que elas repassem as informações aos familiares e vizinhos.
O projeto foi desenvolvido por meio de palestras, vídeos educativos, apresentações teatrais e distribuição de panfletos.
AGRICULTURA MUNICIPAL – A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente continua distribuindo sementes da Crotalária gratuitamente para a população. A medida faz parte da série de providências tomadas pela Administração Municipal no combate ao mosquito transmissor da dengue.
A referida planta atrai a libélula, predadora natural do mosquito. Se a planta estiver próxima a água, as larvas da libélula agem também como predadoras naturais das larvas do mosquito Aedes aegypti. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria, no recinto da Fapidra, de segunda a sexta-feira.
CASAS FECHADAS – Como muitas pessoas insistem em manter objetos dentro de casa que podem acumular água e consequentemente se transformar em focos do mosquito e ao mesmo tempo existem aquelas que não permitem o acesso dos agentes, a Prefeitura está afixando avisos nos imóveis fechados para que, no prazo de 24 horas, os moradores compareçam à Vigilância Epidemiológica. Foram disponibilizados dois números de telefone para atendimento ininterrupto. Das 7h às 17h, o telefone é o 3822-2621 e das 17h até as 7h o telefone é o (18) 99787-6931.