No mês passado, a 1ª Promotoria de Justiça de Dracena, através do promotor de justiça, Antonio Simini Júnior, instaurou inquérito civil recomendando maiores providências para a Prefeitura no combate à dengue, em decorrência do alto número de casos no município.
No plano de ação de combate ao mosquito vetor, a promotoria solicita ações da Secretaria de Saúde visando à melhoria dos serviços públicos. A Prefeitura tomou conhecimento do caso no dia último dia 23.
Por meio de nota, a Diretoria de Comunicação informou que a municipalidade não irá recorrer de nenhuma das decisões propostas pelo MP, uma vez que, também já vinha realizando praticamente todas as medidas sugeridas pelo promotor.
Segundo a assessoria, desde a instauração do inquérito, a Vigilância Epidemiológica iniciou a afixação de avisos nos imóveis fechados para que, no prazo de 24 horas, os moradores se apresentem no órgão. A Prefeitura também disponibilizou telefones para atendimento 24 horas. Das 7h às 17h, o número é o (18) 3822-2621 e das 17h até as 7h pelo (18) 99787-6931.
A Diretoria de Comunicação ainda ressaltou que a força de polícia também já foi utilizada em algumas fiscalizações e que o município “sempre promoveu ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, intensificando tais ações conforme houve, infelizmente, o avanço da doença, que tem afetado inúmeras cidades do Brasil”.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a VE que já desenvolvia os trabalhos rotineiros de prevenção à dengue, como ações voltadas à conscientização da população e visitas às residências realizadas durante todo o ano, inclusive os mutirões de limpeza, que em todos os bairros são realizados tradicionalmente quatro vezes por ano.