O Programa Desenvolvimento Econômico Regional, começa a ser implantado em Junqueirópolis, com objetivo de estimular e agregar valores à produção agrícola e pecuária leiteira.
O projeto foi apresentado nessa terça-feira, 17, aos representantes do setor agrícola e produtores rurais do município pelo representante da Secretaria Estadual de Planejamento em Presidente Prudente, Emerson Ribeiro Barbosa.
A implantação do Programa nos municípios da região é uma iniciativa do deputado Mauro Bragato, junto ao Governo do Estado.
Emerson Barbosa, analista em planejamento em orçamento e finanças públicas da Secretaria, explicou o projeto do Programa, desde a fase de diagnóstico das atividades, levantamento das potencialidades do município até a implantação, gestão, controle e acompanhamento.
“Os princípios são a integração, com constante e mútua contribuição de associações, cooperativas dos setores produtivos, organizações da sociedade civil, universidades, governo local e estadual”, salientou o analista.
Em Junqueirópolis, segundo o diretor municipal da Agricultura, Roberto Fujiwara, serão inseridos ao programa a fruticultura (acerola, uva e maracujá), a cadeia leiteira e o urucum.
A parceria será realizada em Junqueirópolis, com a Associação Agrícola e Cooperativa Agrícola (Coopaj), diretoria municipal da Agricultura, com apoio do Governo do Estado.
Os resultados, segundo o diretor poderão ser verificados em curto prazo.
Fujiwara ressalta que a apresentação do projeto trouxe subsídios aos participantes e deixou claro que o Programa é bastante abrangente.
“Um produtor de leite, poderá incorporar a fabricação do queijo à sua atividade”, citou como exemplo.
Compareceram no evento, a vice-prefeita, Nair de Souza, o presidente da Câmara, Miguel Batista, a diretora jurídica da Prefeitura, Cláudia Iwaki, Roberto Fujiwara, o presidente da Cooperativa Agrícola, Osvaldo Dias e produtores rurais.