A sociedade, como um todo, é responsável pelo meio ambiente, então é preciso agir da melhor maneira possível incentivando a comunidade no plantio de árvores. Foi pensando dessa forma que a oficial da serventia do Cartório de Registro Civil, Dóris de Cássia Alessi, juntamente com o Rotary Club de Dracena, implantou o projeto de entrega de mudas de árvores, em 14 de março de 2009, exatamente há seis anos.
Os pais que registram seus bebês no Cartório de Registro Civil de Dracena ganham uma muda de árvore que será plantada levando o nome do bebê. Até o momento, já foram entregues aproximadamente 2.700 mudas de árvores da espécie ipê-de-jardim.
Para a oficial da serventia, o principal objetivo do projeto é estimular os pais a preservarem o meio ambiente, através da vinculação do plantio de uma muda de árvore que simbolizará o nascimento de seus filhos, passando a fazer parte da história da família.
As mudas de ipê-de-jardim são fornecidas pelo viveiro municipal. O juiz de paz, Celso Cardoso de Souza, é o responsável por buscar as plantas e entregá-las no cartório, que realiza a distribuição e o trabalho de orientação. “Os pais passam, então, a ter o compromisso de proporcionar ao filho uma cidade com mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, esclarece Dóris.
“É de extrema importância que o cartório participe de qualquer ação que busque um maior envolvimento com a comunidade”, afirma. “Esta campanha é especial porque visa à proteção do meio ambiente. Eu penso que preservar a natureza é preservar a vida. Com esta ação, os pais não estão pensando apenas na preservação, mas no futuro de seus filhos”, completa a oficial.