Apenas 18 anos, um grande espírito de liderança, boa marcação e saída de bola. Essa combinação faz com que Rúben Neves seja tratado como a maior promessa do Porto no momento, e por várias vezes já titular do time principal. Para conseguir esse espaço, o jovem volante contou com a sorte para aproveitar uma chance que apareceu, em meio ao bom elenco dos Dragões.
Rúben chegou ao Porto com apenas sete anos, em 2005. Toda sua formação foi na base dos Dragões. A partir da temporada 2012/13, o volante passou a ter suas primeiras oportunidades nas seleções de base de Portugal. Com convocações para sub-16, desde cedo, mostrava sua liderança em campo e começou a receber a faixa de capitão junto com a camisa lusitana.
Em 2014, a chance no time principal chegou, graças a uma série de acontecimentos combinados. A saída do brasileiro Fernando Reges para o Manchester City, a lesão de Mikel e a convocação Tomás Podstawski para a seleção portuguesa que disputou a Euro sub-19 abriram o caminho para Rúben Neves, que aproveitou a chance.
Logo em sua primeira partida profissional, na abertura da temporada 2014-15, no dia 15 de agosto, Rúben fez um jogo consistente diante do Marítimo. Em campo, apresentou uma marcação segura e passes precisos, além de marcar o primeiro gol da vitória por 2 a 0, tornando-se o jogador mais jovem a fazer um gol no Campeonato Português, com 17 anos e 155 dias.
Apenas cinco dias depois, Rúben se tornou o jogador luso mais jovem a entrar em campo pela Liga dos Campeões. Com 17 anos, cinco meses e sete dias, superou Cristiano Ronaldo, que debutou no torneio com 17 anos, seis meses e nove dias. A partida terminou com vitória dos Dragões por 1 a 0 diante do Lille.
Apesar de estar somente em seu primeiro ano no time principal, Rúben Neves já é uma figura carimbada no elenco dos Dragões. Somente na Liga dos Campeões, de acordo com números do WhoSocred.com, o volante tem 90% de precisão nos seus passes, mostrando sua importância na saída de jogo. Por causa desse talento, já foi titular em metade das 26 partidas que esteve em campo e tem contrato até 2017 com os Dragões, uma multa rescisória de € 20 milhões. Além disso, já atrai o interesse de outros clubes como Real Madrid, PSG, Juventus e Liverpool.