Cerca de 90 mulheres, usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) participaram na manhã do último dia 12, de palestra, com o tema Saúde da Mulher, ministrada pela enfermeira Rosemeire Mantovani.
A ação, direcionado para mulheres acima dos 60 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), teve como objetivo difundir informações importantes para a prevenção e detecção precoce de doenças, segundo informou o coordenador do órgão, Rafael Teixeira Sebastiani.
Durante a palestra, Rosemeire abordou aspectos importantes para a qualidade de vida da mulher, como a importância de exames preventivos, alimentação balanceada e destacou os fatores de risco de doenças indicando como buscar o equilíbrio físico, mental e social.
Outro ponto importante do encontro foi relacionado ao exame clínico de mama, que deve ser realizado rotineiramente a partir dos 25 anos. A doença é a principal responsável por morte entre as mulheres e os principais fatores de risco são o histórico familiar e a idade.
SCFV – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) organiza-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O serviço busca prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã e ocorre por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.