Nesta semana, durante a “Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue”, a Secretaria Municipal de Saúde de Dracena promove ações de combate a doença. A cidade vive epidemia de dengue com mais de 900 casos. Todo cuidado deve ser efetuado visando à prevenção.
A equipe da Vigilância Epidemiológica (VE) percorrerá todos os bairros da cidade com carro de som alertando sobre os riscos da doença. Serão distribuídos nos supermercados e farmácias folhetos informativos e cartazes serão afixados no comércio.
Haverá palestra na Apae e ofícios serão enviados aos lugares considerados pontos estratégicos, como: borracharias, ferros-velhos e empresas para adequação dos locais, realizando limpeza periódica e eliminação de objetos com água.
A programação conta também com “força-tarefa” no bairro Tonico André com fornecimento de caçambas em alguns pontos do bairro e os agentes irão passar nas casas fornecendo sacos de lixo e orientando os moradores a retirarem e colocarem nas caçambas qualquer material que não tenha mais utilidade e que possa acumular água, como: móveis velhos, garrafas, pneus, isopor, sucatas, plásticos, entre outros.
Outra atividade desenvolvida será o “Projeto Masseira” (caixa onde é misturado o cimento) que consiste em visitar as construções de diversos bairros e quebrar as masseiras que estiverem inutilizadas, para que as mesmas não acumulem água da chuva.
A Vigilância ressalta que a população deve fazer a sua parte, mantendo seus quintais limpos, colocando o detergente na caixinha da geladeira, lavando diariamente bebedouro de animais, furando ou colocando areia nos pratinhos das plantas.
Também é muito importante após as chuvas fazer uma vistoria no quintal e eliminar tudo que esteja com água, local preferido do mosquito.