Mesmo que ainda o peixe seja o principal prato servido no cardápio das famílias, principalmente católicas, neste período de quaresma, a compra de pescados numa peixaria de Panorama se mantém estável em relação ao mesmo período dos anos anteriores.
Segundo o proprietário da Peixaria do Pintassilgo, Walter Carvalho da Silva (Pinta), a sua maior clientela é de turistas, e neste ano observou a diminuição desse público na cidade nos últimos meses. Ele acredita que a crise econômica que passa o Brasil deva ter influenciado a vinda dos turistas a região.
Para a freguesia local, tal crise é deixada de lado quando o desejo é comprar as melhores espécies. Segundo o comerciante, figuram nessa lista de desejos os seguintes peixes: dourado, pintado, piapara, pacu e filé de tilápia. Para se ter uma noção de preço, o quilo do dourado sai por R$ 29.
Embora os valores pouco se diferenciem de um ano para outro, Walter tem tentado evitar repassar o custo da compra do pescado vindo de Guairá (PR). Fator distância que, segundo ele, pode encarecer nas contas de quem consumirá peixe nos próximos meses.