Visando garantir a proteção de doenças que vêm se propagando com frequência entre as mulheres, como o câncer do colo de útero e verrugas genitais, o Ministério da Saúde intensificou a campanha de vacinação contra o HPV este ano, abrangendo a faixa etária de meninas de 9 a 11 anos de idade.
Em Flora Rica, a Vigilância Epidemiológica iniciou a campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), a fim de imunizar 100% do público-alvo. “Nosso foco é atingir a meta de imunização, vacinando todas as meninas de 9 a 11 anos de idade, e logo, garantindo a proteção contra essa doença sexualmente transmissível, que pode causar o câncer no colo do útero”, ressaltou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Paola Ruiz.
Segundo a enfermeira, a vacina é segura e os efeitos colaterais são leves e pouco frequentes. “Cerca de 10 a 20% poderão apresentar dor, vermelhidão no local da injeção e febre baixa, mas tais efeitos são irrelevantes em comparação à proteção oferecida através da vacina”, disse Paola.
Reforçando a campanha, será realizada no dia 11 de abril, o “Dia D”, onde a vacinação será intensificada, com atendimento durante todo o dia, especialmente para a imunização contra o HPV, daquelas crianças que ainda não foram protegidas.
O esquema vacinal no Brasil será de três doses, visto que, o intervalo da primeira dose para a segunda é de seis meses e para a terceira, 60 meses.
A campanha para segunda dose da vacinação HPV será realizada em setembro de 2015.