A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté adotou medidas que proporcionaram a economia de 250.000 litros de água anualmente no Centro de Testes de Veículos. A ação está alinhada ao programa global “Think Blue. Factory.”, que visa a redução de 25% no consumo de energia e água e na geração de resíduos, CO2 e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen. Para chegar a esse resultado, o processo foi aperfeiçoado, com a realização de três ações: a instalação de um filtro de areia, a modernização de esguichos e a instalação de uma nova canaleta.
Diariamente, são realizados de 3 a 4 testes na cabine, com a utilização de aproximadamente 10 mil litros de água por avaliação. Além da instalação do filtro de areia, que proporciona uma água permanentemente limpa, pronta para reuso na cabine de testes de estanqueidade, a entrada da cabine recebeu a instalação de uma nova canaleta que permite o escoamento do excesso de água direto para o tanque de reuso, no subsolo da cabine.
Outra ação que contribuiu para a redução foi a modernização dos esguichos que liberam a água utilizada no teste. Com o novo dispositivo, os jatos d’água são direcionados na pressão e vazão adequadas e menos pulverizados, gerando menos névoa e possibilitando a avaliação da estanqueidade dos veículos com a utilização de um menor volume de água.
“A Volkswagen do Brasil tem como compromisso incentivar atitudes ambientalmente corretas dentro e fora de suas fábricas. Iniciativas como essa, que visam a economia de recursos nos processos, agregam ainda mais valor à gestão de nossos negócios, contribuindo diretamente para um crescimento sustentável da empresa”, destaca o diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil, Richard Schwarzwald.