O município de Adamantina já está na fase final de elaboração do Plano Municipal de Educação, que deve conter diretrizes para os próximos 10 anos.
Na noite dessa quarta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela elaboração do plano, promoveu uma audiência pública que contou com a participação de centenas de pessoas, entre elas, professores, diretores de escolas, representantes da Secretaria de Educação, vereadores e sociedade em geral.
Entre as metas propostas está à ampliação do ensino integral nas escolas de Adamantina e a construção de mais uma creche para atender a demanda dos próximos cinco anos. Segundo o secretário municipal de Educação, Ricardo Torquato, entre esse ano e o próximo deverá ser solicitado a construção de mais uma unidade para chegar a 50% de atendimento de creche. “O atendimento de 50% supre a demanda que a cidade tem, de pessoas pedindo vagas”, disse.
Outra demanda citada por ele é o aumento de salas em tempo integral para a pré-escola. “Esse é um objetivo que temos a longo prazo, por isso fixamos uma meta para 2019. Será um atendimento gradual”, disse.
“O que se decidiu é o futuro de Adamantina na educação, em todos os níveis, tanto no ensino superior como no ensino médio, ensino fundamental, infantil e creche”, explicou.
O secretário falou, ainda, sobre o fim da jornada dupla para docentes, para fortalecer o vínculo do professor em uma só escola.
O próximo passo será a elaboração de documento com todas as diretrizes e metas estabelecidas no Plano para elaboração do projeto de lei que irá para votação na Câmara. A previsão é que a mudança comece em 2016.