Em parceria com o Tiro de Guerra, Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Câmara Municipal e Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) a Prefeitura de Adamantina por meio do Departamento de Controle de Vetores, fez a entrega de 5 mil sementes da planta crotalária na manhã de ontem, 4, em frente ao Paço Municipal.
A ação deu início a campanha Todos Contra a Dengue que deve acontecer durante o mês de abril.
Além das sementes da planta crotalária, que é a principal aposta no combate ao mosquito transmissor da dengue, foram entregues gibis temáticos às crianças e panfletos contendo informações importantes para população. O material foi entregue por atiradores do TG, funcionários da prefeitura, prefeito Ivo Santos, secretários e vereadores.
Em menos de uma hora, 3 mil sementes haviam sido entregues a população. A planta na fase adulta pode chegar até três metros de altura e atrair predadores do mosquito transmissor.
Para Luis Carlos Putinatti, coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica, com a campanha, a expectativa é que haja conscientização de todos. “Tem muitas pessoas que fazem sua parte, mas ainda falta muito mais. Nós estamos fazendo nossa parte, esperamos que a população também faça, senão vai ser difícil combater a dengue”, disse. De acordo com ele, até o fim dessa semana havia quase 400 casos confirmados da doença, além de 50 suspeitos.
Segundo o chefe de instrução, sargento Mena, após o curso realizado pela Sucen e aplicado aos atiradores, os rapazes realizarão o trabalho de agentes multiplicadores de 6 a 10 de abril. Neste período, os atiradores reforçarão as equipes de visita ao comércio e bairros com maior número de focos e casos confirmados.
Ainda durante o lançamento da campanha, estava em exposição à bomba para aplicação de inseticida, equipamento adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde e que entrará em operação nos próximos dias.