Começaram ontem, 16, os atendimentos direcionados aos pacientes diagnosticados com dengue no Centro de Hidratação na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Jussara. A medida faz parte da série de ações promovidas pela Prefeitura no combate à dengue e no atendimento à população.
Nas primeiras horas da manhã de ontem, seis pacientes já haviam recebido a aplicação de soro intravenoso. A ESF disponibilizou três salas para a hidratação, sendo a primeira composta por dois leitos e as outras duas compostas por três cadeiras de área cada, num total de oito lugares. Demais pacientes que não sofrem com a dengue, mas necessitam de hidratação também serão encaminhados para o local.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Nelson Antônio Bortolatto, o Centro irá desafogar os atendimentos no Pronto Atendimento (PAM), que já registrou queda de aproximadamente 70% desde o início deste mês. “Acredito que até o final de maio a dengue estará praticamente erradicada nesta região devido ao inverno que se aproxima”, disse.
O prefeito José Antônio Pedretti foi conferir de perto os serviços que foram iniciados no Centro de Hidratação na manhã de ontem. Ele confirmou a queda nos atendimentos do PAM e disse que o Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara também já registrou diminuição expressiva nos números dos atendimentos.
O dracenense Paulo César dos Santos, 42 anos, foi um dos primeiros a ser atendido no Centro de Hidratação. Com os sintomas da doença desde o último sábado, 11, o paciente se desidratou muito com a doença e já precisou do soro intravenoso três vezes nesta semana. Paulo trabalha como operador de rolo de pavimentação e acredita que contraiu a doença em Marília, cidade onde trabalha e que também decretou epidemia de dengue.
A Secretaria de Saúde pede para que a população continue procurando o posto de saúde mais próximo da residência para constatação da doença. Após realização do hemograma, o paciente é encaminhado ao Centro de Hidratação, onde receberá o soro por cerca de uma hora e meia, dependendo do estado de saúde. Dois profissionais da saúde foram contratados para atender a demanda do local.
Os atendimentos na Estratégia de Saúde do Jardim Jussara continuam ocorrendo normalmente. A responsável pela ESF e pelo centro é a médica cubana Yeinis Drake Willians. Após o término da epidemia, o centro deverá ser desativado.
SERVIÇO – A ESF- I Jardim Jussara está localizada na rua Miguel do Nascimento, nº 1.030. O Centro de Hidratação funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.