Em solenidade que ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 24, no Fórum, foi instalado o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Adamantina (Cejusc), com a presença de autoridades judiciárias, civis e militares.
O Cejusc é uma unidade do Poder Judiciário que oferece a conciliação e a mediação aos cidadãos, como forma de resolução de seus conflitos e que ainda poderá auxiliar os juizados ou Varas na realização de audiências de conciliação ou mediação processuais.
Serão oferecidos pela unidade a conciliação e mediação pré-processual e processual, e serviços de Cidadania.
De acordo com a juíza de direito e diretora do Fórum, Ruth Duarte Menegatti, o Cejusc poderá resolver causas cíveis, como casos de acidentes de trânsito, cobranças, dívidas bancárias; causas de família, como divórcio e pedido de pensão alimentícia e, causas fazendárias, de tributos.
Com o Cejusc as partes resolvem as questões em conjunto e é mais rápido que o trâmite normal de um processo.
A solenidade foi presidida pelo desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha. A mesa solene foi composta, ainda, pelo prefeito Ivo Santos e presidente da Câmara, Maria de Lourdes Santos Gil.
Atualmente existem 125 centros instalados em todo o estado de São Paulo. O serviço é gratuito e será oferecido no Fórum, localizado na avenida Adhemar de Barros, 133.