Na tarde dessa segunda-feira, 27, foram realizadas simultaneamente a 2ª Conferência Lúdica Municipal e a 10ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, em Panorama.
Os encontros trataram da necessidade de avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente no município.
Este ano, o tema debatido foi: “Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
Diversos representantes de entidades, segmentos da sociedade civil organizada, integrantes de projetos governamentais e não governamentais estiveram presentes.
O vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues, a primeira-dama Maristela Bortolatto Cunha e a presidente do CMDCA Ruth do Nascimento Marques fizeram a abertura do evento.
Também compuseram a mesa principal, o presidente da Câmara Municipal, Abel de Oliveira, o promotor de justiça Daniel Magalhães Albuquerque Silva, o representante do Judiciário local Dirceu Mastellini, o delegado de polícia Eliandro Renato dos Santos e a diretora da Assistência Social do município Carla Juliana Sichieri Perez.
Logo após, a diretora da assistência social passou a externar detalhes sobre os projetos que vem sendo desenvolvidos na cidade atendendo as crianças e adolescentes.
A assistente social do judiciário aposentada, Fátima Zanoni Mastellini esclareceu o propósito das conferências incentivando os presentes a participarem de modo a avaliar o que tem sido feito e o que poderia ser colocado como meta para implementação futura.
Durante o evento houve apresentações artísticas e culturais dos projetos sociais com a participação das crianças e jovens. Os presentes foram distribuídos em vários eixos para formulação de propostas de políticas públicas a serem desenvolvidas nos próximos dez anos.