Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), José Renato Nalini, o desembargador Fernando Antônio Maia da Cunha, diretor da Escola Paulista de Magistratura, descerrou na tarde dessa sexta-feira, 24, a placa inaugural do prédio que abrigará a partir de agora o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em Panorama.
Na solenidade participaram os prefeitos de Paulicéia, Waldemar Siqueira, e Santa Mercedes, Rodrigo Theodoro, além de vereadores das duas cidades. O vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues (Nike da Farmácia), representou o prefeito de Panorama, Luiz Carlos Henrique da Cunha, em viajem a São Paulo.
Juízes das Comarcas de Panorama, Tupi Paulista e Dracena marcaram presença, além dos representantes da Polícia Civil e Polícia Militar.
Sobre a implantação da 130ª unidade do Cejusc em todo Estado, o desembargador do TJ-SP frisou em seu discurso, que a sociedade está enferma no sentido de não possuir a capacidade de resolver os seus próprios conflitos, mesmo àqueles de menor complexidade.
“É preciso que nós todos encontremos a solução para que a sociedade possa um pouco mais, resolver seus problemas sem vir ao Poder Judiciário”, avaliou sobre a finalidade da unidade, que dará oportunidade a população de uma conciliação sem precisar ingressar com processo no Poder Judiciário.
O juiz da 2ª Vara da Comarca de Panorama e coordenador do Cejusc, Walter de Oliveira Júnior, classificou a instalação da unidade do TJ-SP como uma conquista para a Comarca, que há muito tempo tem dificuldades nas soluções dos conflitos.
Dificuldades estas levantadas pelo magistrado que estão relacionadas à posição geográfica desfavorável de Panorama em despertar interesse de serventuários e magistrados em permanecer na Comarca, seja em virtude da estrutura defasada ou em grande número de processos que não encontraram seu final e prazo razoável por questões externas ao Poder Judiciário, destacou.
Em seu discurso, o vice-prefeito de Panorama, Edemilson Carlos Domingues, reafirmou a importante parceria entre as prefeituras de Panorama, Paulicéia e Santa Mercedes em apoiar a iniciativa para a Comarca com alto número de processos. Ele diz acreditar que com o Cejusc este volume de processos possa diminuir no decorrer do tempo.
CEJUSC – Com o novo serviço, qualquer pessoa que tenha interesse em buscar solução em assuntos envolvendo divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, alimentos, visitas, guarda, reconhecimento de paternidade, direitos do consumidor, vizinhança, locação, acidente de trânsito e cobrança, pode procurar a unidade de atendimento.
SERVIÇO – A partir de amanhã, 27, o Cejusc passa a funcionar das 9h às 17h de segunda a sexta-feira na avenida Prestes Maia, 1.830, Centro.