Senhoras, senhores e jovens de Dracena. Saúdo, em especial, as autoridades aqui presentes ou representadas. Aproveito estas primeiras palavras, para agradecer pelo honroso convite para discursar nesta importante tribuna.
Senhor presidente, senhores e senhoras é com muita alegria que celebramos nesta noite solene, os 66 anos de fundação do município de Dracena, que no dia 6 de Abril comemorou mais um aniversário de emancipação político-administrativa. Como em todos os anos, o Legislativo dracenense comemora esta data que marcou a independência política do município e a instalação da legislatura que ocorreu no dia 4 de abril de 1949, com a posse do primeiro prefeito Irío Spinard e do primeiro presidente da Câmara, o vereador Messias Ferreira da Palma.
Na qualidade de orador oficial desta solenidade, parabenizo nossa gente, pela sua luta diária, pela garra, determinação, pelo trabalho árduo por todos seus atos que dignificam nosso município, fazendo-nos sentir orgulhosos de ser dracenenses ou aqui residir.
Quero ressaltar nesta tribuna que tenho orgulho de ter nascido e crescido nessa maravilhosa cidade, e posteriormente ter sido eleito vereador. Dracena é realmente um excelente lugar para se viver – cidade pólo do comércio, esporte, educação, investir e viver. Dracena é um município de povo ordeiro e trabalhador; compete a nós, autoridades do legislativo e do executivo, lutar para alcançar as transformações que nosso município precisa e principalmente lutar para assegurar os diretos do nosso povo, assegurando a toda a comunidade, os direitos de desfrutar de uma saúde pública melhor; educação com o objetivo de formar bons cidadãos; habitação para quem sonha com uma casa própria; mais oportunidades de trabalho; além de lazer e uma melhor qualidade de vida para nossa população.
Desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos que ajudem a preparar as crianças e os jovens para esse processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro. A história política de Dracena lembrada pela vontade da comunidade em possuir sua autonomia política tanto na luta para se tornar distrito, como para se emancipar política e administrativamente.
Os 66 anos de emancipação nos enche de orgulho. O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco no calendário, é uma data que nos remete a maioridade, ao desenvolvimento, é uma nova página que viramos a cada ano para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Afinal, o Município é a primeira escola de cidadania, de espírito público e civismo, daí a importância de ressaltarmos, nessa passagem dos 66 anos de emancipação política de nossa querida Dracena, os seus valores e a coragem de seu povo. Portanto, o dia do aniversário de Dracena é também o dia no aniversário de cada um de nós. É o dia de cada homem, cada mulher, cada criança dracenense. É um momento importante. São 66 anos de história, de independência, de união da sociedade e de sucesso. Parabéns, querida Dracena!