A dracenense Juliana Parrila, 23 anos, vem se destacando em vários cantos do País com seu artesanato. Desde os sete anos de idade, a jovem produz peças de crochê e atualmente envia sua arte para vários estados brasileiros.
Seus principais clientes tem sido os moradores da região sul do País. Frequentemente são enviados vários modelos de blusas, cachecóis e luvas inspirados no estilo de famosas como Ana Maria Braga e Cláudia Raia, artistas que aderiram o crochê na hora de se vestir.
Além do crochê, Juliana também produz peças de tricô, com bordados e trabalha ainda com a técnica crochê de grampo. Ela produz peças de vestuário, decorativas, tapetes e expõe seu trabalho através de páginas na internet e nas redes sociais.
A jovem explica que a técnica vem sendo extinta, uma vez que, a tradição que vem de pessoas mais velhas não está sendo repassada para os mais jovens, que já não se interessam em aprender artesanato, como ocorria antigamente.
Mesmo com essa carência de artesão na área, Juliana ressalta que as confecções de crochê estão cada vez mais valorizadas e ganhando o seu espaço no mercado. “A tendência do crochê está em alta tanto para casa, quanto para a moda. Na verdade são peças que nunca saíram de moda”, conta.
Para Juliana, o crochê não é apenas uma forma de ganhar dinheiro. O crochê a livrou de uma depressão e hoje é a sua paixão. Ela ainda disse sempre estar ligada no mundo da moda para desenvolver peças de acordo com a tendência de cada estação, se destacando com harmonia nas tramas e cores.